1.000 razões para seguir!

Ricardo V. Malafaia     08/out/2017                                                                                                                         

caminhar_pensar_melhor_02

Como afirmamos no nosso artigo Uma oportunidade para a sociedade refém do medo e da incerteza!, “a hora de exercer a nossa cidadania é essa. Nunca houve momento mais oportuno”!

Embora tenhamos, hoje em dia, uma inadiável necessidade de debater a nossa realidade, não existem ainda muitos ambientes onde se possa pensar e trocar ideias com uma maior regularidade. O espaço criado pelo blog Aonde vamos, Sociedade? é reservado justamente para refletir e debater os caminhos que estão postos à nossa frente.

Este blog iniciou a sua jornada há apenas três semanas. Surpreendentemente, já nos primeiros quinze dias, com artigos postados em apenas três domingos, ocorreram mais de 1.000 visualizações, inclusive em outros países, como Estados Unidos, quase diariamente, além de França, Espanha, Portugal, Irlanda e Suécia.

Este resultado, entretanto, ganha uma maior relevância a partir do momento em que mais de 90% deste total é fruto de compartilhamentos espontâneos.  E isto já é um motivo de orgulho para este blog.

Outro ponto a destacar é que esse número de compartilhamentos se torna ainda mais significativo diante da especificidade dos posts. Afinal, são artigos de opinião, e orientados à reflexão. E, convenhamos, a reflexão, tão essencial em tempos estranhos, não é uma das práticas mais estimuladas pela contemporaneidade!

mil

Por todo este significativo número de compartilhamentos espontâneos e devido ao contexto que o envolve, gostaríamos de dividir com os nossos leitores a satisfação de verificarmos que está se formando aqui um espaço dinâmico de debate e reflexão a respeito dos rumos que desejamos para a nossa sociedade.

Terminantemente, vivemos numa época carente de valores e de rumo! Isto está evidente a cada dia. A cada notícia. A cada imagem. Ou ficaremos assistindo ao desenrolar de nosso futuro, paralisados e resignados, como passageiros num barco à deriva, ou poderemos tomar as rédeas do destino de nossa nação.

Não adianta comparecermos às eleições e votarmos em candidatos, que muitas vezes nem mais lembramos em quais foram pouco tempo depois, e acharmos que nosso alcance cívico se encerra aí. Nossa responsabilidade excede as eleições. Não podemos mais fugir da necessidade de tomarmos o controle do nosso próprio futuro.

Praca-Dos-Tres-Poderes-71281

Se antes havia um descrédito quanto à possível eficácia da capacidade de mobilização da sociedade, com o surgimento da internet e das redes sociais, o poder latente de influência da sociedade civil se multiplicou em progressão geométrica. Na verdade, não há mais três poderes na República. Há quatro. E o quarto somos nós!

Mas, para que este poder torne-se efetivo e tenha qualidade, precisamos nos preparar, refletindo, debatendo, praticando. Entendendo que uma nova página de nossa história está sendo escrita. Escrita por nós, sociedade civil.

Este blog começou a partir de uma materialização de uma ideia. Um ensaio apenas! Contudo, agora, precisaremos mudar de patamar. Pois temos 1.000 razões para seguir em frente!

Todo domingo um tema relevante será abordado! É só digitar:  “aonde vamos sociedade (ponto) blog”. Tudo junto! Agora temos um ambiente onde podemos refletir e debater questões importantes a todos nós, com racionalidade e diálogo!

A sociedade tem hoje um enorme poder. Contudo, seu estágio latente precisa ganhar contornos práticos. E consistentes. Definitivamente, sua conscientização é o que mais apavora os inimigos do bem comum! A estes, ambientes como este blog não são bem vindos!

Se desejarem, porém, que este espaço siga adiante, continuem divulgando. Continuem compartilhando!

6 comentários

  1. Parabéns, Ricardo, pela sua iniciativa de criar esse espaço na mídia para debater assuntos atuais e importantes para toda a sociedade brasileira, a despeito do descrédito hoje vigente no país.

  2. Valeu Ricardo. A sua facilidade de escrever, o seu bom senso e a capacidade de ver as coisas sob diversos ângulos (mesmo sob os quais você não concorda), fazem que os seus textos despertem a reflexão. Sigamos em frente!

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s